Como foi a celebração dos 50 anos das “40 horas de Angicos (RN)”

Lutgardes Freire, filho de Paulo Freire, durante a celebração.

Dia 2 de abril celebrou-se os 50 anos das 40 horas de Angicos (RN), no auditório do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e na Escola José Rufino, em Angicos. O governo do Rio Grande do Norte, por meio da sua Secretaria Estadual da Educação e da Cultura, em conjunto com a Comissão Regional do Projeto Angicos 50 anos realizou o evento, que trouxe fortes emoções a todos e a todas presentes, ao lembrar da experiência de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador Paulo Freire (1921-1997).

Este dia representa muito para a história da educação brasileira! 2 de abril de 1963 foi a data de encerramento das aulas e o lançamento do projeto político-pedagógico de Paulo Freire, que alfabetizou cerca de 300 pessoas, em 40 horas.

Na mesa de abertura da celebração estiveram representadas as instituições: MEC/RN, SEEC/RN, UFERSA, UFRN, UFPE, UFPB, UERN, Secretaria Municipal de Educação de Angicos, Fórum Potiguar de EJA, UNDIME/RN, SEEC/PB, Cátedra UNESCO de EJA e Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas/PE.

DSC_0984-166

Prof. Marcos Guerra

O evento prosseguiu no dia 3, com o tema As 40 horas de Angicos: vítimas da Guerra Fria?, ministrado pelo ex-coordenador de Círculo de Cultura, professor Marcos Guerra. “Podemos dizer que Paulo Freire de forma simples descobriu o ‘ovo de Colombo’”, disse o professor ao apresentar as gravuras retratando o cotidiano dos agricultores e que foram utilizadas para alfabetizá-los.

Na mesa redonda sobre As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal participaram o presidente de honra do Instituto Paulo Freire (IPF), prof. Moacir Gadotti, e da Universidade de Coimbra (Portugal), o prof. Joaquim Alcoforado, com a mediação da profa. Rita Diana de Freitas Gurgel, da UFERSA.

DSC_0888-92

Mesa de Abertura das celebrações em Angicos (RN),

O destaque vai para o autor desta frase: “Me emociona relembrar o pensamento do meu pai que, assim como educador, sempre se manteve coerente com o que fazia e vivia”, ressaltou ao expressar sua alegria em participar das comemorações em Angicos, Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire, que representou a família na ocasião.

Para saber mais como foi a celebração do cinquentenário da experiência freiriana em Angicos (RN) esta semana, acesse o site da UFERSA: http://migre.me/dYOJw

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.