Seminário Internacional de Educação da Uninove: manuscritos de “Pedagogia do Oprimido” chegam ao Brasil

IV_Seminario_Internacional_Educacao_UNINOVE

De 5 a 7 de novembro de 2013, será realizado o IV Seminário Internacional de Educação, com o tema “Paulo Freire e a Educação Superior”, pela Universidade Nove de Julho – Uninove. Na solenidade de Abertura, das 19h às 21h30, no Auditório do Campus Memorial (Av. Francisco Matarazzo, 364 – Barra Funda – São Paulo/SP), será realizada a devolução ao Brasil dos manuscritos do livro Pedagogia do Oprimido, escrito pelo educador Paulo Freire entre 1967 e 1968, durante o período de exílio em que viveu no Chile.

Essa parte da solenidade foi coordenada Comissão Nacional do Projeto “Paulo Freire: 50 anos de Angicos”, da qual fazem parte o prof. Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire (IPF), e o prof. José Eustáquio Romão, da Uninove e também diretor-fundador do IPF. “Hoje é um dia especial para todos os freirianos e freirianas, em especial, para nós, brasileiros. Os originais manuscritos da Pedagogia do Oprimido estão chegando pela primeira vez no Brasil”, afirmou o prof. Gadotti.


A abertura oficial deste IV Seminário será realizada pelo reitor da Uninove, prof. Dr. Eduardo Storopoli, e pela pró-reitora acadêmica, profa. Dra. Maria Cristina Barbosa Storopoli, com a presença do Ministro da Educação, prof. Aloísio Mercadante Oliva. Haverá ainda a Conferência Magna sobre o tema A Reforma Agrária no Chile e a Educação dos Camponeses, ministrada pelo Ministro da Agricultura do Chile (no governo de Salvador Allende – 1970-1973), Jacques Chonchol.

No dia 6/11, das 9 às 12 horas, o prof. Gadotti e o prof. Romão, junto com outros diretores-fundadores do IPF, prof. Dr. Carlos Alberto Torres (atualmente, na UCLA/EUA) e prof. Dr. Walter Garcia (CNPq), participam de mesa redonda sobre o tema Paulo Freire e a Universidade Popular, com mediação do prof. Jason Ferreira Mafra, da Uninove.

Para conhecer a programação completa e mais informações sobre o Seminário, acesse:http://www4.uninove.br/seminariointernacional/programa.php

A Abertura será transmitida pelo IPF ao vivo, via Internet, a partir das 19 horas (horário local de Brasília/DF), pelo endereço:

https://plus.google.com/115737837860091865513/posts

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.