No ano em que se completam 50 anos da experiência que Paulo Freire realizou na cidade de Angicos (RN), as comemorações já começaram! Em setembro de 2012, foi realizado o I Encontro de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Popular, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Angicos.
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, 1996, p. 85). Foi com essa curiosidade e inquietação, que Paulo Freire desenvolveu, no início da década de 60, uma experiência que significou mais que a luta contra o analfabetismo no Brasil, que representa, até os dias de hoje, a luta pela educação para a democracia, para a cidadania.
O reitor da UFERSA, professor José de Arimatea Matos, abriu o Encontro que contou com a participação da secretária de educação do Estado, professora Bethânia Leite Ramalho, e de um grupo de idosos que foram educandos de Paulo Freire.
No evento estiveram presentes muitos educadores, educandos e pesquisadores da pedagogia Freiriana. O diretor de Desenvolvimento Institucional do IPF, professor Paulo Roberto Padilha, também abriu o encontro, reforçando a importância do resgate da história de Angicos e das comemorações do cinquentenário do maior projeto de combate ao analfabetismo no Brasil. “Essa é uma causa que continua e se renova”, afirmou Padilha, acrescentando que “Angicos renova o futuro, relançando o sonho de vários projetos sobre Paulo Freire”.
Para o diretor do IPF, acabar com o analfabetismo ainda é um dos grandes desafios do País. “A partir desse Encontro outros virão, até setembro de 2013, mês que vamos comemorar Angicos 50 anos, num pacto nacional pela alfabetização”, destacou.
A conferência Paulo Freire e seu legado pelo mundo, ministrada pelo membro da Casa da Cidadania Planetária, entidade mantida do IPF, prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, encerrou o evento, abordando a importância da obra do pedagogo para a educação no cenário local, nacional e mundial.
Para mais informações sobre o evento: clique aqui