Documentário tem como protagonistas 19 ex-alunos do educador Paulo Freire em Angicos (RN)

Cartaz de divulgação do documentário A experiência de Paulo Freire vivida há 50 anos, no município de Angicos (RN), ficou marcada até os dias de hoje. Acaba de se tornar também um documentário produzido pela assessoria de imprensa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Intitulado 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN, o filme foi lançado na noite de ontem, 1º de agosto de 2013, no Centro de Convivência do campus Angicos da UFERSA.

No filme há relatos de 19 ex-alunos da experiência freiriana, hoje, a maioria com idade acima de 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março, o documentário é ambientado nas residências de cada um dos participantes. “É uma forma de mostrar a realidade atual dessas pessoas, bem como resgatar a memória desses idosos, por meio da oralidade, após 50 anos dessa experiência pioneira na área da educação”, ressalta o diretor do documentário, o jornalista José Francisco dos Passos Júnior.

O documentário será a primeira peça audiovisual produzida para o acervo do Memorial Paulo Freire, que está sendo construído nas dependências da UFERSA Angicos. Com mais de sete horas de captações, o filme mostra o recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto na vida dos ex-alunos. “O roteiro abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas e o que foi estudado; como era Paulo Freire; o que mais marcou essa experiência e, por último, qual o legado das 40 horas”, explica a roteirista do documentário, a jornalista Renata Jaguaribe.

Além dos ex-alunos freirianos, conta com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora. Com duração aproximada de 30 minutos, o documentário tem direção de fotografia de Eduardo Mendonça, edição de Diego Farias, produção de Amanda Freitas, assistentes de produção, Higo Lima, Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro.

Assista ao trailer do documentário:

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.