Início das celebrações em setembro de 2012

Idosos_alfabetizados_Angicos_set-12

Algumas das pessoas alfabetizadas pelo educador Paulo Freire (1921-1997) e sua equipe, em 1963.

No ano em que se completam 50 anos da experiência que Paulo Freire realizou na cidade de Angicos (RN), as comemorações já começaram! Em setembro de 2012, foi realizado o I Encontro de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Popular, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Angicos.

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, 1996, p. 85). Foi com essa curiosidade e inquietação, que Paulo Freire desenvolveu, no início da década de 60, uma experiência que significou mais que a luta contra o analfabetismo no Brasil, que representa, até os dias de hoje, a luta pela educação para a democracia, para a cidadania.

O reitor da UFERSA, professor José de Arimatea Matos, abriu o Encontro que contou com a participação da secretária de educação do Estado, professora Bethânia Leite Ramalho, e de um grupo de idosos que foram educandos de Paulo Freire.

No evento estiveram presentes muitos educadores, educandos e pesquisadores da pedagogia Freiriana. O diretor de Desenvolvimento Institucional do IPF, professor Paulo Roberto Padilha, também abriu o encontro, reforçando a importância do resgate da história de Angicos e das comemorações do cinquentenário do maior projeto de combate ao analfabetismo no Brasil. “Essa é uma causa que continua e se renova”, afirmou Padilha, acrescentando que “Angicos renova o futuro, relançando o sonho de vários projetos sobre Paulo Freire”.

Para o diretor do IPF, acabar com o analfabetismo ainda é um dos grandes desafios do País. “A partir desse Encontro outros virão, até setembro de 2013, mês que vamos comemorar Angicos 50 anos, num pacto nacional pela alfabetização”, destacou.

A conferência Paulo Freire e seu legado pelo mundo, ministrada pelo membro da Casa da Cidadania Planetária, entidade mantida do IPF, prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, encerrou o evento, abordando a importância da obra do pedagogo para a educação no cenário local, nacional e mundial.

Para mais informações sobre o evento: clique aqui

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.